terça-feira, 15 de março de 2011

Como identificar os plásticos.

Uma forma é usando símbolos. Ele é constituído por um triangulo construído com três setas dobradas tendo um número dentro.  Este número pode variar de 01 até 07.  A identificação é importante, um frasco de PVC em 10 mil frascos de PET é bastante para arruinar o material fundido para fins de reciclo. A simbologia a seguir foi criada pela Society of Plastics Industries no final dos anos 80.  Teoricamente estes símbolos de identificação podem ser encontrados no fundo das embalagens.  O Brasil normalmente segue a norma americana.  Uma busca na cozinha olhando o fundo das embalagens nenhuma delas tinha o símbolo identificador.

image

Apelando para a força bruta tudo começa com um aquecimento até 250ºC.  Se fundir é termoplástico, se não fundir é provavelmente termofixo, portanto, não reciclável. A temperatura de fusão já dá uma boa ideia:  polietileno de baixa densidade(105ºC), polietileno de alta densidade (130ºC), PVC rígido (130ºC), PVC flexível (150ºC),  polipropileno (165ºC), PET (180ºC),

O segundo passo é colocar na chama de um bico de Bunsen e deixar queimar. Se não queimar não é nenhum dos listados a seguir. Se queimar, retirar da chama  para ver se a queima se sustenta. Se continuar queimando com fumaça preta e fuligem é poliestireno. Se continuar queimando com cheiro acre e chama amarela é polipropileno. Se continuar queimando com cheiro de vela é polietileno. Se a queima não se sustentar, a chama for azulada com ponta amarela, e aparecer um odor de cloro é PVC. O PET queima com chama amarela e cheiro de manteiga rançosa. 

image 

PET (polietilenotereftalato) 

image

PE-HD (polietileno de alta densidade)

image

PVC (policloreto de vinila) -

image

PE-LD (polietileno de baixa densidade)

image

PP (polipropileno)

image

PS (poliestireno)

image

Outros

Para mais precisão o arsenal é bem sofisticado: análise elementar, espectroscopia IV, RNM e análise térmica diferencial.

Um comentário:

  1. Informação precisa e muito importante. Muito obrigado por compartilhar, estava em um dilema com relação a composição de um material plástico que recebi.

    ResponderExcluir