segunda-feira, 4 de maio de 2009

Regra de Trouton

Regra é uma regra. Não procure explicação. Ela é uma verdade baseada na experiência de muitos investigadores. Na pediatria, a regra do polegar é usada para saber se o bebê já mamou o suficiente para se saciar. Se, depois da mamadeira, o bebê chupa o polegar é por que a mamadeira não foi suficiente.

A regra de Trouton é uma regra que envolve a vaporização de substâncias apolares. Ela afirma que para estas substâncias a entalpia molar de vaporização dividida pela temperatura de ebulição tem um valor entre 75-80 J/mol °K. Como esta razão é a entropia de ebulição, a regra de Trouton pode ser escrita

image

onde R é a constante dos gases ideais. A regra de Trouton não se aplica a líquidos polares.

Ela é uma regra que facilita as coisas na destilação multicomponente, pois estabelece que a condensação de um mol de vapor acarretará na vaporização de um mol de líquido. Com base nesta regra, as vazão molares do líquido e do vapor não se alteram ao longo da coluna simplificando o balanço global da mesma. Claro, isso só é verdadeiro se todos os componentes da mistura são apolares. Também é obvio que as vazões mássicas variam ao longo da coluna e a regra de Trouton não se aplica ao balanço ponderal, apenas ao balanço molar.

No caso de colunas que processam misturas contendo componentes polares, a regra de Trouton não se aplica e as vazões molares do líquido e do vapor variam ao longo da coluna. O que se faz neste caso, é iniciar o calculo como se tratasse de componentes apolares e corrigir as vazões usando a equação de balanço energético que inclui as entalpias dos componentes.

A regra de Trouton pode ser encontrada no livro do Atkins intitulado “Physical Chemistry” editado pela Oxford University Press.

2 comentários: